Escoliose Idiopática

A escoliose é uma condição tridimensional da coluna vertebral que afeta principalmente, além da coluna vertebral, o tórax e o tronco do indivíduo. É uma condição que progride principalmente na fase de crescimento, por isso o diagnóstico precoce favorece o tratamento. 

Os sinais e sintomas mais comuns da escoliose são a diferença na altura dos ombros, diferenças na cintura e na altura do quadril, além de um sinal que se chama gibosidade, que é um dos lados da coluna mais para fora que o outro. 

Existe um teste, chamado teste de adams, que é fácil e prático. O teste consiste em posicionar o indivíduo em pé, com os pés na largura do quadril, ele une as mãos e descendo em direção ao chão, arrerondando a coluna, o profissonal ou o familiar fica atrás observando a coluna, se houver diferença de um lado para o outro, esse é um sinal importante para desconfiar da presença de escoliose. Ao observar a presença de diferença entre os dois lados, é solicitado um exame de radiografia para confirmar o diagnóstico. 

A escoliose aparece principalmente no início da adolescência, e progride na fase de crescimento, por isso Fique de olho!!! Mas a escoliose idiopática pode aparecer em qualquer fase da vida. 

A escoliose não está diretamente relacionada à dor, e por esse motivo é considerada silenciosa, e por isso é tão importante estarmos atentos aos sinais de diferenças nos ombros e cinturas, ou a presença de gibosidade, pois às vezes pode ser diagnosticada tardiamente, quando só o tratamento cirúrgico é a opção. 

A fisioterapia específica para escoliose começa a ser indicada a partir de 10° de escoliose. Os objetivos do tratamento serão individuais, de acordo com as características de cada paciente. 

A fisioterapia específica para escoliose pode ser feita tanto para adolescentes quanto para adultos, o que modificará são os objetivos da  fisioterapia para cada fase.

A escoliose afeta de 2 a 4% a população e é mais comum em meninas.

Contato

Agende sua avaliação:

Agende aqui sua avaliação.